Atraente pelo alvo casario em torno do castelo e pelo património monumental, Castelo de Vide é vila de tradições pascais e gastronómicas.
Corpo do artigo
Vértice de um dos triângulos turísticos do Alentejo mais conhecidos e visitados, Castelo de Vide é uma vila que ao longo do ano mantém um encanto muito especial.
Em particular no período da Páscoa, quando algumas das tradições locais emprestam uma atmosfera especial e quebram a placidez do quotidiano.
No sábado de aleluia, a bênção dos rebanhos que ocupam o largo da igreja matriz é um desses momentos especiais da quadra pascal, que atinge barulhenta expressão ao bater da meia-noite, quando a chocalhada anuncia a ressurreição de Cristo. Grupos percorrem as ruas da vila tocando os chocalhos numa ruidosa manifestação festiva.
À mesa, a tradição local também se mantém em tempo pascal, refletindo alguns pratos a fusão de várias culturas, apurada pela passagem geracional desses saberes.
TSF\audio\2018\03\noticias\29\tsfmesa29
Nos restaurantes da vila e das redondezas surgem na ementa pratos regionais com designações que remetem para a origem de tais pitéus: cachafrito, carne de cabrito frita na frigideira; sarapatel, à base de sangue de cabrito ou de borrego cozido, das fessuras, as miudezas do animal, pão alentejano e ervas aromáticas ou perna de borrego assada no forno.
Bem localizado, no gaveto da rua da Arrochela e da estrada nacional que atravessa Castelo de Vide, o restaurante D'Jony é opção para saborear alguns dos pratos regionais.
O espaço não é muito amplo, mas há uma área ideal para grupos e com bela a panorâmica da colina onde se ergue a igreja da Sr.ª da Pena.
Lambris em madeira, a exemplo das cadeiras e mesas cobertas com toalhas em papel. O ambiente é informal, rústico, sem luxos e, por vezes, ruidoso.
Os petiscos alentejanos, só para provar, estão na ordem do dia, mas a lista apresenta como especialidades, entre outras propostas, a típica açorda de bacalhau e a sopa de feijão com couve à ganhão
As emblemáticas migas com entrecosto também surgem na ementa, a par de outras sugestões, entre elas molhinhos de tomatada e mista de grelhados.
Para adoçar o final, é boa sugestão a tradicional sericaia.
Garrafeira com referências alentejanas em maioria. Serviço descontraído. Restaurante D"Jony. Em Castelo de Vide.
Onde fica:
Localização: R. Alexandre Herculano 17A, Castelo de Vide
Telef.: 245 905 125