A Passagem de Ano na Madeira vai ser marcada pela chuva, que poderá ser por vezes forte, e vento com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas. No continente, será uma noite fria.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que entre os dias 31 de dezembro e dia 2 de janeiro vai ocorrer precipitação persistente, que poderá ser por vezes forte no arquipélago da Madeira.
O IPMA avançou também que com a "ocorrência de precipitação, deverá dar-se a deposição das poeiras em suspensão (chuva de lama) que se encontram nos níveis baixos da atmosfera e que são provenientes do continente africano".
A previsão aponta também para vento moderado a forte predominando de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas terras altas, e agitação marítima no quadrante sul da costa sul com ondas até três metros.
Apesar das previsões meteorológicas, o secretário Regional do Turismo sublinha que este Natal foi o melhor de sempre e que o Ano Novo pode ir pelo mesmo caminho.
Em declarações à TSF, Eduardo Jesus diz que não foi preciso reforçar verbas de promoção. Quanto às pessoas que continuam sem casa, as que não estão em casas novas estão em condições dignas, agora é preciso tempo.
O IPMA explicou que o estado do tempo no arquipélago da Madeira "vai ser condicionado pela ação de um anticiclone, relativamente intenso localizado sobre a Europa Central e a partir de dia 31 de uma depressão à qual estará associada uma superfície frontal fria".
No que diz respeito aos Açores, o IPMA prevê no sábado e domingo céu com períodos de nebulosidade e com a ocorrência de aguaceiros em todas as ilhas e vento bonançoso a moderado do quadrante norte.
Em Portugal continental, a noite de passagem de ano deverá ser fria, mas sem chuva. Até dia 1 de janeiro de 2017, o estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser condicionado por um anticiclone localizado na Europa Central.
O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas do Centro e Sul, neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior, e formação de geada.
A temperatura mínima vai variar aproximadamente entre 4 e 8ºC, sendo inferior a 4ºC no interior das regiões Norte e Centro, onde poderá em alguns locais chegar a -4ºC.
O Instituto indicou ainda que no início do ano de 2017, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal o céu tornar-se-á em geral muito nublado, e prevê-se ocorrência de precipitação a partir da tarde de dia 1 e em especial no dia 2, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.