Foi atualizada a lista de passaportes que permitem viajar por mais países do mundo sem necessitar de um visto aprovado.
Corpo do artigo
O Japão ocupa novamente o primeiro lugar na lista de passaportes mais poderosos do mundo, permitindo entrada em 191 países sem visto.
Segundo a CNN, a pandemia de Covid-19 não afeta a lista de passaportes mais poderosos, já que não foram tidas em conta medidas temporárias de restrições à circulação.
Por isso, a agência Henley & Partners colocou pelo segundo ano consecutivo o passaporte japonês no primeiro lugar do ranking anual que classifica os diversos países segundo a facilidade de entrada noutro país sem necessidade de um visto aprovado.
Portugal ocupa atualmente sexto lugar do ranking (a mesma posição que em 2019), já que o passaporte português dá direito a entrada em 186 países sem ser necessário um visto, juntamente com a Suécia, França, Holanda, Irlanda.
Singapura surge no segundo lugar da lista (com um passaporte que permite entrada em 190 países), seguido de Alemanha e Coreia do Sul, empatados em terceiro lugar (o passaporte de ambos os países abre portas em 189 nações).
Na quarta posição estão Itália, Finlândia Espanha e Luxemburgo, e partilham o quinto lugar os passaportes da Dinamarca e Áustria.
Completam o top 10: Suíça Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, Bélgica e Nova Zelândia na sétima posição; Grécia, Malta, República Checa e Australia na oitava posição; Canadá no nono lugar e
Hungria em décimo.
Portugal já ocupou a segunda posição deste ranking em 2008, tendo na altura acesso a 156 países, posição que era partilhada com a Finlândia e a Irlanda. Era apenas ultrapassado pelo Dinamarca cujo passaporte permitia entrada em 157 países.