Revolução nos transportes? Famílias de Lisboa e Porto vão gastar no máximo 80 euros em passes
O Governo já confirmou a criação de um passe único nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto com um custo máximo de 30 euros dentro dos concelhos e de 40 euros nas viagens entre municípios.
Corpo do artigo
As crianças até aos 12 anos vão deixar de pagar nos transportes públicos, à boleia do passe único nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.
A noticia é avançada pela edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, que acrescenta que esta nova modalidade deve chegar em abril ao Porto e mais tarde a Lisboa.
A criação do passe único, já confirmado pelo primeiro-ministro, António Costa, vai custar no máximo por mês 30 euros dentro dos concelhos e 40 euros nas viagens entre municípios.
Esta medida vai permitir ainda que as famílias não gastem mais de 80 euros por mês em passes, garante o JN.
Em declarações à TSF, o presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, aplaude a medida. "É uma medida revolucionária, está a ser trabalhada desde março. É uma medida importante do ponto de vista social, porque significa uma poupança que nenhum aumento de ordenado consegue fazer. Do ponto de vista ambiental representa uma retirada de viaturas das estradas e beneficia a mobilidade das pessoas com baixos custos".
As despesas com a criação do passe único vão ser integradas no Orçamento de Estados 2019, o governo ainda não disse quanto está dispostos a pagar. Eduardo Vítor Rodrigues sublinha que esta medida representa encargos para as autarquias, mas diz que é razoável.
"Temos fechada a conta de 65 milhões de euros para a AML e 25 milhões de euros para a AMP, o que significa um custo de operação que é razoável. O que ganhamos em termos ambientais, de coesão social e mobilidade é tão importante que justifica este investimento".
O primeiro-ministro comprometeu-se a incluir esta medida no Orçamento de Estado para 2019. Em Lisboa o passe até aos 12 anos já é gratuito na Carris e no Metro e o objetivo é alargar esta medida a toda a rede metropolitana.