
Reuters
O primeiro-ministro responde às criticas dos sindicatos sobre o arranque do ano escolar afirmando que começou bem e que a colocação de professores correu melhor do que em anos anteriores.
Corpo do artigo
O ano escolar começou bem, afirma o primeiro ministro. «Nós fizemos melhor do que o ano passado e o ano passado do que no anterior, o que significa que felizmente há este ano muito menos horários zero no fim desta fase», frisou o governante. Sobre as colocações de professores, Passos Coelho lembrou que ainda haverá uma nova fase de colocações, durante a qual espera que «todas as necessidades possam ser satisfeitas».
Assim, afirma o primeiro ministro, «creio que o processo de colocação de professores este ano não só decorreu melhor ainda do que no ano passado, como teremos um resultado satisfatório por parte dos candidatos que almejam poder ficar a dar aulas, a prestar serviço nas escolas, evidentemente de acordo com as necessidades das escolas e não em razão de outro critério qualquer».
Passos Coelho falava aos jornalistas em Sernancelhe, onde inaugurou um centro escolar, assinalando o arranque do ano letivo. No exterior, perto de uma centena de professores manifestava-se contra a forma como foram feitas as colocações, lamentando a existência de alegadas irregularidades.
A reportagem é de Amadeu Araújo.