
Pedro Passos Coelho
O primeiro-ministro esclareceu não assumiu qualquer compromisso com os deputados eleitos pela Madeira relativamente à Zona Franca da região.
A informação foi avançada à TSF por uma fonte do gabinete do primeiro-ministro e acontece depois de, no domingo, o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim ter dito que os deputados da Madeira votaram a favor do Orçamento do Estado para 2012 (OE20212) por existir um compromisso da parte de Passos que «a Zona Franca ia para a frente».
No dia da votação final global do Orçamento, os deputados do PSD eleitos pela Madeira - que chegaram a admitir a abstenção ou o voto contra - justificaram terem votado favoravelmente o OE2012 afirmando haver um «compromisso» do Governo para a redefinição do quadro da Zona Franca da Madeira.
Ouvido pela TSF, o deputado do PSD eleito pela Madeira,Hugo Velosa, disse não entender a necessidade do esclarecimento feito agora pelo gabinete do primeiro-ministro, defendendo que o único compromisso assumido pelo Governo foi no sentido de uma «disponibilidade» para negociar um regime mais favorável para a Zona Franca da Madeira.