Na tripeira rua de Cedofeita, há um pátio, dividido por três espaços distintos, que apelam à degustação de produtos portugueses genuínos e de qualidade, e proporcionam ambiente deveras convivial.
Corpo do artigo
O marco indica que é por ali o Caminho. De Santiago, através da antiga rua da Estrada, via estruturante do Porto da época dos Almadas.
Uma artéria rasgada no século XVIII e que, rapidamente, alargou a malha urbana da cidade, até às imediações da igreja de S. Martinho de Cedofeita. Assim nasceu uma nova freguesia na Invicta, batizada de Cedofeita, e que passou a dar nome à comprida rua de prédios estreitos com bonitas varandas.
Um deles acolheu D. Pedro durante o Cerco do Porto; noutro, viveu Carolina Michaëlis de Vasconcelos e, no número 269 esteve instalada, durante anos, uma loja de cosméticos.
Hoje, sem qualquer maquilhagem, é uma casa - Pátio d'as Marias - onde o binómio gastronomia-vinhos é encarado com muita paixão, sem filtros, em ambiente de cativante bem-estar.
TSF\audio\2019\05\noticias\01tsfmesa1
É um espaço que reúne o melhor de dois mundos; recria a velha mercearia recheada de produtos elaborados de modo quase -- ou até mesmo -- artesanal -- e proporciona refúgio mais recatado, no piso inferior.
Para saborear, à mesa, iguarias e pitéus acompanhados por vinhos de qualidade, pouco habituais nos grandes circuitos comerciais.
Mesmo ao lado, há um segredo bem guardado na cave, onde funcionava o armazém: uma garrafeira onde se destacam valiosa coleção de Vinhos do
Porto vintage e muitas referências, algumas raras, outras de produtores de pequena dimensão e várias com assinatura, nomeadamente, dos enólogos Anselmo Mendes e Virgílio Loureiro.
Os conhecimentos adquiridos em ambas as áreas pelas sócias Eunice e Mina, anfitriãs tão entusiasmadas, quanto simpáticas, foram aplicados com particular carinho no recheio de todo o conjunto, que reflete um amor muito especial a objetos e mobiliário de outros tempos.
A mesa larga e as cadeiras de vetusta idade da sala onde há móveis e serviços de chá com passado familiar convivendo com copos Riedel; na parede, uma réplica do mapa do Douro desenhado pelo barão de Forrester criam um ambiente familiar marcado pelo bom gosto, funcionalidade e rigor nos pormenores.
Um cenário ideal para saborear, em ambiente convivial, petiscos e provar vinhos, ao preço marcado nas prateleiras: tábuas com enchidos ou com queijos de todo o país - terrincho, Serra da Estrela, Nisa, Castelo Branco, Azeitão, S. Jorge, Pico --, alheira ou presunto de porco bísaro com 24 meses de cura.
Produtos regionais que são o resultado de uma busca contínua através do território nacional na procura do que é mais tradicional. Entrar neste pátio é empreender uma viagem ao Portugal dos sabores autênticos, ao país de muita gente que, no auge da crise, ficou sem emprego e soube reinventar outras formas de fazer pela vida.
Do fumeiro de Torre de Moncorvo ao folar de Valpaços; das azeitonas britadas ou em azeite, às petiscadas algarvias - atum com batata doce ou carapau com cenoura, ambas com coentros --, todos os produtos têm uma história, uma origem, um sabor que os distingue.
A excelência desses produtos genuínos é a mais-valia da mesa, vizinha da copa, e de onde podem vir, em conserva, um bacalhau ou uma perdiz de escabeche e, por encomenda, um butelo com cascas (ou casulas) bem à moda de Trás-os-Montes, servido em tacho.
Para doce final, pudim abade de Priscos; bolo de amêndoa com ovos moles ou compotas, deliciosas «Coisas boas da avó» de Gouveia.
Uma sugestão diferente, para saborear produtos portugueses de qualidade, que fazem a diferença, à mesa do o Pátio d'as Marias, no Porto.
Localização: Porto
Telef.: 224 067 509