Pavilhão do Conhecimento assinala aniversário com festa de entrada livre para todos
O Pavilhão do Conhecimento faz 20 anos esta quinta-feira e vai comemorar a ocasião de portas abertas ao público com atividades relacionadas com o circo e a ciência.
Corpo do artigo
É dia de aniversário do Pavilhão do Conhecimento, o que significa que é momento para experimentar brincando. O espaço, em Lisboa, está de portas abertas há 20 anos, e esta quinta-feira tem entrada gratuita para todos.
A diretora da rede do centro de Ciência Viva, Rosalia Vargas, contou esta manhã à TSF que o tema da festa é o circo, para que a alegria e a ciência sejam reagentes na mesma equação química. "Criámos uma festa com circo lá dentro, até porque temos uma grande exposição, que é a Tcharan! Circo de experiências, com ciência e circo. Vamos desafiar a física com números de malabarismo, caminhadas em corda e elástico como os trapezistas. Quem é que não quer experimentar isso, e em segurança?"
TSF\audio\2019\07\noticias\25\rosalia_vargas_1_circo
Rosalia Vargas adiantou que até vai haver oportunidade para "criar bolas de sabão gigantes".
Em 20 anos de vida, o Pavilhão do Conhecimento acolheu muitas exposições temporárias e recebeu vários visitantes ilustres: presidentes, cientistas de todas as áreas, astronautas, e todos aqueles que gostam de andar com a cabeça na lua.
No entanto, há salas que se mantiveram quase inalteradas desde o primeiro dia, e as eventuais mudanças são sempre notadas: "A sala mais concorrida que temos - sala Explora - mantém-se nos meus módulos desde a abertura, e materializa em módulos fenómenos da natureza. Quando retiramos algum módulo por algum motivo, temos logo quem pergunte por ele."
TSF\audio\2019\07\noticias\25\rosalia_vargas_2_tradicao
As portas do Pavilhão do Conhecimento abrem às 10h. As entradas são gratuitas e há atividades dentro e fora do museu. Rosalia Vargas deixa o convite feito: "Hoje queremos mesmo que se juntem a nós neste dia festivo."