
Jerónimo de Sousa
José Coelho/Lusa
Jerónimo de Sousa diz que a decisão ainda não está tomada. O candidato comunista será escolhido em congresso após as eleições de outubro. O líder comunista falou ainda da candidatura de Maria de Belém Roseira.
Corpo do artigo
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu esta terça-feira que o partido apresentará o candidato às presidenciais após as eleições legislativas de 4 de outubro.
Jerónimo de Sousa, que falava à margem de um jantar da CDU em Matosinhos, começou por dizer que "em relação às presidenciais, o PCP intervirá de modo próprio, com o objetivo fundamental de garantir na Presidência da República alguém que cumpra e faça cumprir a Constituição".
E acrescentou: "quero garantir que imediatamente após as eleições de 04 de outubro o PCP decidirá, porque não decidiu ainda, em conformidade com essa orientação e essa decisão", referindo-se "àquilo que é uma orientação e decisão do congresso do PCP".
Questionado sobre o anúncio de Maria de Belém na segunda-feira, respondeu ser "mais um a seguir aos 16 anúncios já feitos, tirando aqueles que faltam ainda apresentar-se e anunciar".