PCP e a guerra: "O tempo vai dar-nos razão." Avante! arranca com críticas "de sempre"
Arranca esta sexta-feira a Festa do Avante! Com as críticas "de sempre", mas com o "projeto de sempre".
Corpo do artigo
A Festa do Avante! arranca esta sexta-feira. A edição deste ano é a primeira da era Paulo Raimundo como secretário-geral do PCP (Partido Comunista Português).
O evento político-cultural também é a forma do PCP mostrar que consegue mobilizar os jovens. Este ano, Inês Guerreiro, militante da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) estreia-se no comício de domingo, no palco 25 de abril. Vai ser a voz dos jovens comunistas.
À TSF, a jovem de 21 anos revela que, para escrever a intervenção de domingo bastou "olhar para a realidade dos jovens".
"À medida que ia preparando a intervenção, ia pensando na realidade que os jovens vivem atualmente de profundas injustiças, de não conseguirem uma casa digna, de não conseguirem acesso ao ensino superior, das escolas degradadas, da precariedade e dos baixos salários. No domingo, vamos adotar um lema "está na tua mão lutar contra a injustiça". Porque, efetivamente, reconhecemos que essas injustiças se têm agravado", explica Inês Guerreiro.
TSF\audio\2023\09\noticias\01\ines_guerreiro_1_discurso
Inês Guerreiro juntou-se à JCP aos 14 anos. Agora, aos 21, olha para a Festa de forma diferente: "Fui-me tornando comunista. Aos 14 anos a minha perceção da Festa era diferente. A Festa é o espelho do projeto de sempre e da intervenção dos comunistas no dia-a-dia. A luta por uma vida melhor, pelo direito à cultura, à arte, ao desporto, à habitação, aos direitos no trabalho."
Nas últimas edições, a Festa do Avante! esteve envolta em polémica. Em 2020, por causa da pandemia e, dois anos depois, devido à posição do partido sobre a guerra na Ucrânia.
Inês Guerreiro considera que as críticas à realização da Festa sempre existiram: "Eu acho que a Festa do Avante sempre foi atacada. Sempre procuraram limitar a realização da Festa e todos os anos encontram uma razão diferente. Em relação à guerra na Ucrânia, acho que o tempo nos tem dado razão, e ainda nos vai dar mais. O nosso povo tem sentido as consequências de uma guerra que não é sua e, no entanto, é o povo que tem arcado com as consequências no dia-a-dia".
TSF\audio\2023\09\noticias\01\ines_guerreiro_3_ucrania
A Festa do Avante! realiza-se de 1 a 3 de setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. As portas abrem esta sexta-feira às 18h00.