O PCP manifestou-se em absoluta discordância com a decisão do Tribunal Constitucional de considerar inconstitucional a revogação da avaliação de desempenho docente, prometendo aos professores uma intervenção sobre esta matéria na próxima legislatura.
Corpo do artigo
«É uma decisão legítima no âmbito das competências do Tribunal Constitucional mas relativamente à qual nós discordamos em absoluto», afirmou Jorge Pires, membro da comissão política do PCP.
Para o dirigente comunista, «a manutenção do actual modelo de avaliação nas escolas é penalizadora não apenas para os professores», mas também para os alunos devido «à instabilidade criada nas escolas», o que, acrescentou, vai reflectir-se na «qualidade do ensino».
Por outro lado, Jorge Pires apelou aos professores para que nas eleições legislativas de 05 de Junho penalizem o PS e a política educativa dos últimos seis anos, por seis anos de «desmantelamento de direitos» e por ter sido posta «em causa a escola pública».