Depois de ter sido divulgada a acusação do Ministério Público a José Silva Carvalho e outras duas pessoas dos serviços de informações, o PCP considera que mais do que nunca o Governo deve explicações sobre este caso.
Corpo do artigo
O PCP já tinha pedido que Pedro Passos Coelho viesse dar explicações à primeira comissão, uma vez que é o próprio primeiro-ministro que tem a tutela direta das secretas.
Essa pretensão foi chumbada pela maioria, mas os comunistas insistem agora que Passos Coelho deve dar explicações, e por isso o deputado António Filipe anunciou, esta tarde, no Parlamento, que vai enviar uma série de perguntas ao Governo para que o tema seja esclarecido.
«Considerando a total pertinência de ouvir o primeiro-ministro sobre esta matéria e a recusa da maioria em que o primeiro-ministro compareça pessoalmente em comissão, iremos apresentar um questionário por escrito usando a figura da pergunta ao Governo, com as perguntas que entendemos que o primeiro-ministro já devia ter respondido», avançou António Filipe.
O deputado comunista defendeu que «se impõe que haja uma explicação por parte do Governo pelo facto de não ter havido nenhuma atuação no interior do serviço de informações relativamente a pessoas sobre as quais já havia fortes suspeitas de que estivessem a utilizar a sua posição nos serviços para defender interesses privados».
António Filipe disse ainda que não teme que o primeiro-ministro se escuse a prestar esclarecimentos alegando que a Justiça já está a investigar.
A lista de perguntas do PCP ao Governo sobre o "caso das secretas" vai ser enviada esta quinta-feira.