Primeiro a casa, depois o resto. O projeto "Casas Primeiro" procura ajudar os sem-abrigo com problemas de saúde mental, proporcionando-lhes, antes de tudo, um lar.
Corpo do artigo
Portugal lidera o programa "Casas Primeiro", um projeto que tem como objetivo tirar todos os sem abrigo das ruas de Portugal e da Europa.
José Ornelas, psicólogo e docente universitário, é o líder europeu deste programa ambicioso que veio inverter o paradigma. "Se não é possível tratar primeiro a doença mental e depois atribuir uma casa, inverta-se o paradigma e comecemos pela casa", defende.
TSF\audio\2018\02\noticias\09\09_fevereiro_2018_jose_ornelas_almoco_tsf_09_fevereiro_2018
O projeto possibilitou que, no espaço de um ano, cerca de 50 pessoas com doenças mentais graves e em situação de sem abrigo há vários anos, passassem das ruas para uma casa própria.
TSF\audio\2018\02\noticias\09\entrev_joseornelas
Ao contrário dos projetos sociais já existentes, que davam respostas apenas ao nível da alimentação e de locais de pernoita para os sem-abrigo, o "Casas Primeiro" veio, com a ajuda do Instituto da Segurança Social, prestar apoio no arrendamento de casas e serviços de integração na comunidade.
Esta entrevista também pode ser lida no próximo número da revista PSIS21, da Ordem dos Psicólogos.