Perfil de Miguel Macedo, o ministro que resistiu aos protestos dos polícias mas não aos vistos "gold"
Licenciado em direito, desde cedo mostrou interesse pela política Integrou a Juventude social democrata e foi Eleito Deputado entre 1987 e 2002. Entre 93 e 97 desempenhou também o cargo de vereador na Câmara Municipal de Braga. Miguel Macedo já tinha sido secretário de Estado, mas só neste Governo chegou a ministro.
Corpo do artigo
A estreia no executivo aconteceu no primeiro Governo de Maioria Absoluta de Cavaco Silva, como Secretário de Estado da Juventude do Ministro Couto dos Santos, entre 1990 e 1991. Integrou depois, entre 2002 e 2005, os Governos de Coligação PSD/CDS-PP de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, como Secretário de Estado da Justiça. Foi Secretário-Geral do partido entre 2005 e 2007.
Depois de Pedro Passos Coelho ter sido eleito Presidente dos sociais-democratas, em Março de 2010, Miguel Macedo foi escolhido para liderar o Grupo Parlamentar do PSD. Trocou o cargo pelo de ministro da administração interna.
Miguel Macedo é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu a profissão de advogado. Nasceu em Braga em 1959.