A dias do regresso das 35 horas por semana para quem trabalha no Estado, estudo revela que em média os portugueses trabalham mais de 40 horas por semana.
Corpo do artigo
Já sentiu que todos os dias ou com frequência não tem tempo para nada e anda sempre a correr? Se sim, o sentimento é comum a 36,6% dos homens portugueses e 45,4% das mulheres.
A conclusão surge no primeiro Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e de Mulheres, promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, que além de concluir que elas trabalham muitos mais em casa do que eles também avaliou a conciliação entra as vidas familiar e profissional.
Os dados mostram que perto de 30% dos homens dizem não ter tempo para fazer tudo o que queriam e as coisas de que realmente gostam, numa percentagem que sobe para perto de 40% entre as mulheres.
Portugueses trabalham, em média, mais de 40 horas por semana
Os números alcançados neste estudo revelam ainda que 25,6% das mulheres e 34,4% dos homens trabalham mais de 40 horas por semana na sua atividade profissional principal. Em média, eles gastam quase 43 horas por semana na atividade principal remunerada, enquanto elas ficam pelas 40h47.
São ainda frequentes os casos em que o trabalho remunerado obriga a trabalhar para além do que está previsto no contrato, uma situação comum a perto de um terço dos inquiridos que várias vezes por mês dizem trabalhar no seu tempo livre para responder a solicitações do patrão ou chefe.
Números que levam o estudo a dizer que "o trabalho pago extravasa com frequência as suas 'fronteiras'".
Mais de 40% dos portugueses dizem que continuam preocupados com o seu trabalho fora dele, mas, do outro lado, 50,5% das mulheres e 17,1% dos homens admitem que pensam nas tarefas domésticas quando estão no local de trabalho.
A coordenadora deste estudo, Heloísa Perista, do Centro de Estudos para a Intervenção Social, admite que são muitos ainda os portugueses que trabalham mais de 40 horas por semana.
.