A praia da famosa concha já era muito procurada pela aristocracia no final do século XIX, mas a massificação do turismo alterou a pacatez de S. Martinho do Porto. O que o mar dá, no entanto, ainda chega ao prato.
Corpo do artigo
Vila e sede de concelho até 1855, S. Martinho do Porto conheceu fase de notório crescimento nos finais do século XIX. Nesse tempo, ganhou expressão o Bairro da Praia, uma espécie de segunda vila, construída nas imediações do cais.
A praia tornou-se, a partir de então, um cartaz da formosa localidade, muito procurada pela nobreza e burguesia da época. A afluência das famílias com pergaminhos era de tal ordem que a estância balnear ficou conhecida, em tom jocoso, por «bidé das marquesas».
A fraca ondulação e a temperatura, um pouco mais tépida, da água são características da formosa concha, que resultou da separação da antiga ilha formada pelas serras do Bouro e da Pescaria,
Os anos foram passando e o ritmo da construção alterou por completo a fisionomia de uma praia mais tranquila, onde quase todas as famílias veraneantes era gente conhecida. A tradição das férias em S. Martinho do Porto foi passando de geração em geração,
A praia continuou muito frequentada e, no domínio da restauração, o peixe fresco e o marisco constituem uma espécie de cartaz da mesa local.
Com vista magnífica para a baía, em concreto da esplanada, há um restaurante cujo nome diz tudo: Pesca no Prato.
A gerência mudou em 2007 e, desde então, a aposta tem sido feita, claramente, no pescado e nas propostas marisqueiras, bem à vista no aquário-expositor.
A sala é agradável, com mesas pintadas a branco, em contraste com os tons suaves de azul que dão outro colorido ao espaço, muito acolhedor. Nas paredes há pequenos barcos que parecem vogar ao sabor das ondas.
Amêijoas, vieiras gratinadas ou outra proposta marisqueira podem ser entrada ideal para saborear peixe à Bulhão Pato, uma especialidade da casa.
Outra propostas: arroz de tamboril, bem confecionado, e massada de peixe.
A lista apresenta vários pratos marcados pela frescura marítima. A cataplana de peixe e marisco, muito apreciada, é um deles; outros, a feijoada de gambas e a espetada de lulas.
A açorda de marisco, confecionada de acordo com os cânones, está na linha da frente das preferências, a par do peixe fresco na grelha.
Menos extenso e diversificado, como é natural, o capítulo de sugestões cárnicas.
Sobremesas habituais.
Garrafeira de acordo com o estatuto deste restaurante, com serviço simpático e que faz jus ao nome.
Pesca no Prato
Localização: S. Martinho do Porto (Alcobaça)
Telef.: 262 989 236 ; 937 950 973