Um pescador de uma embarcação de pesca da Póvoa de Varzim está desaparecido no mar, ao largo da Figueira da Foz, estando a ser efetuadas buscas para o encontrar, disse fonte da autoridade marítima.
Corpo do artigo
O alerta para a queda de um homem ao mar foi dado cerca das 12:45 de hoje pela embarcação "Jesus dos Navegantes" que navegava, na ocasião, a cerca de 10 quilómetros a oeste da praia da Costa de Lavos, zona onde decorrem as buscas.
«O mestre da embarcação contactou a autoridade marítima a dizer que tinha caído um homem ao mar e que só se apercebeu cerca de 10 minutos depois da queda», disse à agência Lusa Rui Amado, comandante do Porto da Figueira da Foz.
O comandante adiantou que o pescador desaparecido tem 28 anos e que o barco de pesca, apesar de registado na Póvoa de Varzim, faz habitualmente "porto" na Figueira da Foz.
As buscas estão a decorrer com recurso a duas embarcações semirrígidas das capitanias da Figueira da Foz e Nazaré, um helicóptero EH 101 da Marinha e à própria embarcação de pesca.
Em declaraçõers à TSF, Rui Amado adiantou ainda que os meios disponíveis foram imediatamente acionados e deslocados imediatamente para o local.
Questioando sobre as razões na base deste acidente, o comandante do porto da Figueira da Foz lembrou que a embarcação nem sequer estava na faina.
«Estava a fazer um trânsito entre posições e terá sido num desses trânsitos» que tudo aconteceu, concluiu Rui Amado, que diz não se saber porque o tripulante caiu ao mar.