Duas dezenas de membros do grupo "Iniciativa Democrática" entregaram hoje nos serviços do Parlamento uma petição com cerca de 40 mil assinaturas a exigir a demissão do Presidente da República.
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas, Nuno Marreiros, o primeiro subscritor da petição "Pedido de demissão do Presidente da República" disse acreditar existirem «enquadramentos legais» para sustentar o objeto da petição.
«A Assembleia da República pode requerer a promoção de um processo de acusação contra o Presidente da República por crimes praticados no exercício das suas funções, que estão regulados na lei que regulamenta sobre os crimes de responsabilidade de titulares de cargos políticos», afirmou, apontando os crimes de «traição à pátria», «denegação de justiça» e «atentado contra o Estado de Direito».
«Acho que há fundamentos na atuação do Presidente da República que se enquadram nestes artigos e agora competirá a quem de direito opinar sobre eles», acrescentou.
As 40 mil assinaturas foram recolhidas 'online' e, segundo Nuno Marreiros, foram «filtradas» algumas entradas que não eram válidas.