A informação é avançada precisamente por um dos locais onde iria atuar já esta sexta-feira, 13 de junho
Corpo do artigo
A pianista portuguesa Maria João Pires, de 80 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) “ligeiro” e foi obrigada a cancelar diversos concertos que estavam agendados.
A informação é avançada precisamente por um dos locais onde iria atuar já esta sexta-feira, 13 de junho. Numa publicação no Facebook, o Theatro Circo, em Braga, adianta que "por motivos de saúde, o concerto de Maria João Pires foi cancelado. A pianista sofreu um AVC ligeiro, o que a impossibilita de se apresentar nos próximos concertos em Portugal".
Os detentores de bilhetes para o concerto em Braga, deverão contactar "o ponto de venda onde foram adquiridos a partir de 11 de junho e até 8 de julho de 2025".
Foram ainda canceladas as passagens pelo Festival de Sintra e Teatro das Figuras, em Faro, marcadas para os dias 15 e 18 de junho, respetivamente.
A pianista portuguesa tem também espetáculos marcados no Mónaco, no dia 22, e em Haia, nos Países Baixos, no dia 30.
Semanas depois, no dia 18 de julho, a pianista tem agendada a interpretação do Concerto para Piano n.º 4 de Beethoven em Taiwan, para depois se apresentar no Japão: em 21 de julho, em Tóquio, no dia 5 de agosto, em Hiroxima, no dia 07, em Osaca, e no dia seguinte de novo em Tóquio.
De acordo com a agenda da artista, todos os concertos no Japão, à exceção do primeiro, inserem-se nos eventos pela paz que acontecem anualmente naquele país no começo de agosto.
No dia 9 de setembro, Maria João Pires tem agendada a atuação em Londres, com o barítono Matthias Goerne, para darem sequência à série de concertos em que interpretam "Viagem de Inverno", de Schubert, que passou este ano pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Esta série tem também datas em Amesterdão, no dia 30 de setembro, e em Milão, no Teatro Alla Scala, no dia 5 de outubro.
Desde que atuaram juntos nos festivais de Mannheim e de Gstaad, em 2023, Matthias Goerne e Maria João Pires têm sido considerados pela crítica internacional como "uma combinação perfeita", para este ciclo de canções, somando elogios nas publicações especializadas.
Maria João Pires é uma premiada intérprete de Schubert, compositor com que também foi nomeada para os Grammy, e Matthias Goerne soma gravações distinguidas dos ciclos de canções do compositor, nomeadamente de "Viagem de Inverno", com pianistas como Alfred Brendel, Graham Johnson e Christoph Eschenbach.
Segundo a agenda da artista, para 2026 está agendado um concerto em Utreque, nos Países Baixos, no dia 16 de junho, sendo também possível encontrar um concerto com o pianista canadiano Marc-André Hamelin, no dia 28 de abril, na Filarmónica de Paris.
Maria João Pires, que completou 80 anos em julho do ano passado, é a mais internacional e reputada dos pianistas portugueses, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos de 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos.
Entre os prémios conquistados pelo talento artístico contam-se o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven (1970), o prémio do Conselho Internacional da Música, pertencente à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 1970) e o Prémio Pessoa (1989).
