Uma comitiva de 15 empresários e serviços do estado brasileiro do Piauí está em Portugal para conquistar visitantes para um destino singular na cultura e gastronomia.
Corpo do artigo
No coração das raizes indígenas do Brasil, nasceu o estado do Piauí que esta semana trás a Lisboa, o que de melhor tem para oferecer aos turistas portugueses.
3 dias de ações na capital portuguesa numa iniciativa organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado nordestino e pelo próprio governo estadual de Piauí, para dar a conhecer as mais-valias desta região do nordeste brasileiro, à imprensa e ao operadores portugueses, na hora de escolher um destino atrativo para os turistas portugueses.
15 empresários integraram a comitiva e lançaram a nova campanha intitulada "Bora ali, no Piauí?", que vai estar presente nos meios digitais. Durante 3 dias não faltaram também dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense.
Esta é uma região do Brasil que assume ser conhecida pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, oferecendo turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições, paisagens e experiências únicas por integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.
A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa "Carne de Sol com Macaxeira", mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.
O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.
Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.
No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros.
A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.
Nos últimos anos, Portugal tem se posicionado entre os 5 principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo dados da Embratur. Contudo, o objetivo do SEBRAE/PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.
Esta iniciativa pretende impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado nacional.