Pico de depressão Aline pode durar até seis horas. Mais de 950 ocorrências desde o início do alerta laranja
Proteção Civil reforça necessidade "garantir máxima proteção".
Corpo do artigo
A chuva e o vento forte já se fazem sentir no continente português, mas a Proteção Civil alerta que o pico da depressão Aline ainda está para vir. Num briefing esta quinta-feira de manhã, o comandante Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, avança que desde "a vigência do estado de alerta especial laranja" foram registadas 955 ocorrências.
"A passagem destas linhas de instabilidade prevê-se entre o meio da manhã e meio da tarde, portanto estamos a falar de cerca de seis horas onde será mais intensa a atividade desta condição meteorológica adversa", nota o comandante André Fernandes, em declarações aos jornalistas, na sede da ANEPC, no concelho de Oeiras (distrito de Lisboa).
TSF\audio\2023\10\noticias\19\andre_fernandes_2_pico
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para Portugal continental, devido à chuva, vento e agitação marítima fortes. "No dia de ontem, entre as 20h00 e a 00h00" assistiu-se a um "pico de ocorrências", nomeadamente na Área Metropolitana do Porto, indica André Fernandes.
O comandante refere ainda que até às 10h00 desta quinta-feira regista-se um "acumular de 955 ocorrências".
As autoridades estão preocupadas com inundações em meio urbano e com as quedas de árvores, insistindo, por isso, na necessidade de todos seguirem as recomendações da Proteção Civil e garantirem "máxima proteção".

A secretária de Estado e Proteção Civil, Patrícia Gaspar, também esteve presente na conferência de imprensa desta manhã, onde garantiu que foi reforçada a capacidade de intervenção dos bombeiros e agentes de Proteção Civil face à chuva e vento fortes.
Patrícia Gaspar pede aos portugueses "enorme cuidado na condução, evitar estradas com sinais de inundação, presença ou desenvolvimento de atividades na orla costeira e atenção à queda de estruturas nas ruas".
TSF\audio\2023\10\noticias\19\andre_fernandes_1_numeros
Em Carnaxide, no concelho de Oeiras, a depressão Aline já provocou estragos, com árvores a caírem em cima de carros.
O IPMA prevê para esta quinta-feira vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões.
O IPMA indica que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores aos 110 km/h, bem como fenómenos extremos de vento.
Quanto à chuva, deve aumentar de frequência e intensidade a partir da manhã, e, ao nível da agitação marítima, espera-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a sete metros de altura e podendo atingir uma altura máxima até 14 metros.
Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para quatro a 4,5 metros durante a tarde.
Notícia atualizada às 12h30