Pires de Lima espera decisão rápida de Cavaco sobre entendimento Passos/Portas
Este conselheiro nacional do CDS espera que o facto de Passos Coelho e Paulo Portas terem resolvido as suas diferenças em 48 horas seja suficiente para «convencer o Presidente da República a evitar a convocação de eleições antecipadas».
Corpo do artigo
O democrata-cristão António Pires de Lima espera que o Presidente da República seja rápido a decidir sobre o entendimento que lhe foi apresentado esta sexta-feira, seguindo assim o exemplo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.
Em entrevista à TVI, este conselheiro nacional do CDS-PP lembrou que os líderes do PSD e CDS-PP «em 48 horas resolveram as suas diferenças e apresentaram uma solução ao Presidente da República que assegura a coesão governativa até outubro de 2015».
«Espero que isso seja suficiente para convencer o Presidente da República, depois das meditações e auscultações que tem de fazer, a prosseguir o caminho e a evitar a convocação de eleições antecipadas», sublinhou.
Pires de Lima disse ainda que aconselhou Portas «no sentido de resolver rapidamente esta crise e assegurar uma solução sólida e estável que inequivocamente não deixe dúvidas a ninguém sobre a estabilidade desta coligação até outubro de 2015».
«Não é preciso ser muito explicativo nem entrar em detalhes para perceber o que entendo ser necessário em termos de solução governativa», acrescentou.
Este conselheiro, um dos homens mais próximos de Portas, reconheceu ainda que «há aspetos importantes que deviam ser melhorados e retificados na estrutura do Governo».
«Estou disponível para fazer muitas coisas em nome de Portugal e do país para proteger tanto quanto possível Portugal de um segundo resgate, mas não estou disponível para assumir responsabilidades ou candidatar-me a responsabilidades para as quais sei que não tenho manifestamente vocação», concluiu.