Pizarro justifica apoio a Gouveia e Melo: "Não o conhecia, aprendi a admirá-lo durante a Covid"

Artur Machado (arquivo)
Manuel Pizarro optou por apoiar Henrique Gouveia e Melo ao invés do candidato socialista António José Seguro. Na TSF, justificou a decisão e revelou que aprendeu a "admirar" o almirante durante a pandemia
Corpo do artigo
Manuel Pizarro está convencido de que Henrique Gouveia e Melo "é a pessoa mais bem preparada para ser Presidente da República". Na TSF, o antigo ministro socialista e candidato à Câmara Municipal do Porto revelou esta terça-feira porque é que decidiu tornar público o apoio ao almirante.
"A eleição presidencial é uma escolha entre pessoas, não é uma escolha partidária. Na minha avaliação, enquanto cidadão, entendo que o Almirante Henrique Gouveia e Melo é a pessoa mais bem preparada para ser Presidente da República", afirmou.
Para Manuel Pizarro, o almirante Gouveia e Melo "já teve ocasião de provar a sua enorme capacidade de liderança" com a operação de vacinação contra a Covid-19. Foi, aliás, nessa altura que passou a "saber que essa pessoa existia", disse. "Foi aí que aprendi a admirá-lo. É por essa razão que eu o apoio."
Questionado sobre se o seu posicionamento já mereceu algum comentário por parte de colegas do PS, o ex-ministro socialista sublinhou o "respeito" que tem por todos os candidatos e frisou que "não faz nenhum sentido que, numa sociedade democrática, cada pessoa não transforme a sua escolha em algo que possa ser público".
"Há muita gente que fica muito satisfeita com isso e algumas pessoas que ficam menos satisfeitas, mas isso faz parte da vida democrática. Nós fazemos o que queremos fazer. Eu escolhi aquilo que entendo que é melhor para o meu país. Acho que Gouveia Melo é o melhor Presidente que nós podemos ter em Portugal nesta fase da vida nacional", concluiu.
Com Maria Ramos Santos