"Plano em marcha." Ministra garante que Governo está a trabalhar para resolver 700 internamentos sociais
Maria do Rosário Palma Ramalho assegura que estão a ser desenvolvidas medidas para acautelar o aumento da procura no inverno e acrescenta que o Executivo cumprirá com os compromissos "estabelecidos na Assembleia da República"
Corpo do artigo
A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, garantiu, esta segunda-feira, que o Governo está a trabalhar para responder ao problema dos chamados internamentos sociais, isto é, utentes que permanecem nos hospitais à espera de resposta social.
No final de novembro, 700 utentes continuavam internados nos hospitais públicos do país a aguardar por uma vaga num lar, segundo dados da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde citados pelo jornal Público.
Questionada pelos jornalistas, em Bruxelas, Maria do Rosário Palma Ramalho assegura que o plano está a ser desenhado em colaboração com o ministério da Saúde para prevenir o aumento da procura por cuidados de saúde durante o inverno.
"O Governo está a desenvolver um plano para encontrar respostas diversas a essas situações chamadas camas sociais, que são mais candentes na altura do inverno. Esse plano está em marcha. O ministério do Trabalho e Segurança Social está a desenvolver a sua parte e o Ministério da Saúde também. Acredito que vamos conseguir resolver essa questão", assegura.
A ministra do Trabalho e Segurança Social foi também questionada sobre como é que o Governo pretende garantir o aumento extraordinário das pensões após o Parlamento ter aprovado uma proposta do PS nesse sentido.
Maria do Rosário Palma Ramalho limita-se a dizer que o Executivo vai respeitar aquilo que foi aprovado, não deixando de mencionar a responsabilidade dos partidos políticos da oposição na matéria: "Evidentemente que o Governo terá de acomodar no conjunto os dois aumentos, tal qual como foi estabelecido na Assembleia da República, isto também significa que há um compromisso dos partidos da oposição que aprovaram este aumento relativamente a esse aspeto do Orçamento."
