Apoio de fundação espanhola vai permitir aumentar de 119 para 169 o número de jovens sírios apoiados com bolsas de estudo. Jorge Sampaio diz que gostava de ter "mina de ouro" para apoiar os mais de dois mil jovens sírios querem estudar em Portugal.
Corpo do artigo
A Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios, liderada pelo antigo presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio, assina esta quinta-feira um acordo com a "la Caixa", uma das maiores fundações espanholas, um acordo para pagar os estudos no ensino superior a mais 50 jovens sírios que deixaram o país por causa da guerra.
O antigo Chefe de Estado adianta à TSF que o apoio de 710 mil euros vai permitir aumentar de 119 para 169 o número de sírios que a Plataforma já hoje apoia sobretudo em universidades portuguesas e algumas estrangeiras.
TSF\audio\2018\05\noticias\17\jorge_sampaio_1
O responsável da Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios sublinha que a taxa de sucesso destes alunos ronda os 99% e já há jovens a passarem para doutoramentos.
Jorge Sampaio acrescenta que a procura é muita e a Plataforma já recebeu até agora mais de duas mil candidaturas de jovens sírios.
TSF\audio\2018\05\noticias\17\jorge_sampaio_2
Além dos 119 estudantes sírios que já hoje são apoiados pela Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios há 47 que já acabaram um curso superior com estas bolsas, arranjando, a seguir, facilmente emprego.
Dos 50 novos estudantes apoiados pela fundação "la Caixa" 40 virão para Portugal e outros 10 irão ter aulas em Espanha.