Plataforma Não afirma que 48 milhões de euros não compensam problemas no Montijo
Organização cívica critica a opção pelo Montijo e fala de "problemas imitigáveis" causados pela construção do aeroporto.
Corpo do artigo
A Plataforma Cívica Aeroporto na BA6 -- Montijo Não! considerou esta quinta-feira que a proposta de Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada confirma as preocupações do movimento e não dá resposta aos problemas decorrentes da localização do aeroporto naquele concelho.
A proposta de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), divulgada na quarta-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), relativa ao aeroporto do Montijo e que viabiliza o projeto com parecer "favorável condicionado" é "a confirmação" de que o movimento tinha razão, disse à Lusa José Encarnação, da Plataforma Cívica Aeroporto na BA6 -- Montijo Não!
11465350
A avaliação divulgada pela APA não responde, segundo José Encarnação, às questões levantadas pelo movimento sobre "esta má solução".
A DIA inclui um pacote de medidas de minimização e compensação ambiental que ascende a cerca de 48 milhões de euros, mas, afirmou "nem que fossem 480 milhões de euros isto não passava a ser bom", já que a verba não resolve "os problemas imitigáveis, nem as perdas ambientais, de biodiversidade ou as perdas para a segurança das populações".
11464718
Contactado pela Lusa o porta voz do movimento lamentou que a DIA não refira, por exemplo, "uma zona industrial contingente e perigosa que vai ser sobrevoada intensamente", no Barreiro, entre outros "danos" que, no entender, do movimento o aeroporto "poderá causar às pessoas".
O Movimento, que diz saber que nenhuma associação ambiental deu parecer positivo ao projeto, exige ter acesso ao relatório das 1.180 participações registadas na consulta pública para saber "em que sentido foram feitas".
11464945
Sem dispensar uma análise mais aprofundada do relatório, a plataforma considera claro que "há efetivos prejuízos para o ambiente, para a avifauna e para as pessoas", que levam o movimento a continuar a rejeitar a localização no Montijo.