Em causa está o facto de a deputada bloquista Mariana Mortágua ter reafirmado que o Governo está a oferecer condições a investigadores estrangeiros que nunca deu aos bolseiros portugueses.
Corpo do artigo
O ministro Poiares Maduro acusou, esta tarde, o Bloco de Esquerda de «xenofobia», depois de ouvir repetidas as críticas da deputada bloquista Mariana Mortágua a respeito dos vistos-talento, uma forma de atrair investigadores e outros estrangeiros qualificados.
«Ao mesmo tempo que se fala em investir ou que se desinveste brutalmente em bolsas de FCT, o sr.ministro vem apresentar-nos este talento, que consiste em criar um mecanismo para atrair investigadores estrangeiros de elevadas competências, ao mesmo tempo que se faz tudo para que os investigadores que já cá estão emigrem», apontou.
Na resposta, Miguel Poiares Maduro negou que os vistos- talento sejam dados para retirar emprego a investigadores nacionais.
«Acho extraordinário que seja o bloco de esquerda que a vir com uma política que eu acho que é dizer no limite da xenofobia relativamente a essa matéria. (...) Se quando algumas pessoas com menos qualificações apresentam essa tese, estamos perante xenofobia. Quando essa tese é apresentada nas profissões culturais ou cientificas, já se trata de proteger o nosso sistema cientifico, o nosso sistema cultural. Isso é xenofobia num nível ou noutro nível», disse.