O grupo organizado dedicava-se a introduzir na Europa elevadas quantidades de droga produzida na América do Sul, escondida dentro de fruta. Ação conjunta de Portugal e Espanha desmantela grupo.
Corpo do artigo
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira que, em parceria com o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, desmontou uma organização transnacional criminosa dedicada ao tráfico de cocaína.
A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ e o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha apreenderam em ambos os países, no âmbito da "Operação Japy", 745 quilos de cocaína escondida dentro de ananases, que eram "transportados em contentores entre a América Latina e a Península Ibérica", disse a PJ em comunicado.
O grupo organizado dedicava-se a introduzir na Europa elevadas quantidades da droga, que era produzida na América do Sul.
As autoridades portuguesas e espanholas fizeram nove detenções de cidadãos de várias nacionalidades e apreenderam ainda cerca de 400 mil euros em dinheiro e 10 automóveis. Foi ainda desmantelado "um laboratório clandestino utilizado para a adulteração e corte da cocaína", informou a Polícia Judiciária.
A investigação, que contou também com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira, decorre desde abril de 2017 e vai continuar, em parceria com as autoridades de outros países.