Polícia Judiciária detém menor por suspeita de atear vários incêndios florestais em Fafe
Em comunicado, a polícia judiciária informa que este jovem será o autor de vários incêndios no concelho de Fafe, alguns deles já este ano
Corpo do artigo
Um adolescente de 14 anos foi detido por suspeita de atear vários incêndios florestais nos últimos quatro anos, no concelho de Fafe, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
"A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, em estreita colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Litoral Norte, identificou um menor, de 14 anos, presumível autor de vários incêndios florestais, deflagrados no período de verão, nos últimos quatro anos, nas freguesias de Seidões, Ardegão e Arnozela, no concelho de Fafe", lê-se num comunicado, enviado às redações.
O adolescente terá ido a várias zonas de florestas desta região e colocado fogo a diversos montes por meio de chama direta, com recurso a fósforos. Em alguns dos casos, terá usado uma trotinete para chegar a este locais, ateava o fogo e seguia de imediato para casa onde se escondia para não ser visto.
Segundo a PJ, o menor terá "atuado num quadro de revolta e frustração, dado o seu parco rendimento escolar e a manifesta precariedade das suas relações sociais, não sendo de descartar a possibilidade de, em algumas das situações, ter mesmo atuado em grupo".
As pesquisas feitas permitiram a recolha de um conjunto de provas sólidas que levaram à identificação e abordagem do adolescente, que já confessou os crimes.
O caso segue para o Ministério Público e deverá ser apreciado num tribunal de família e menores.
