Miguel Macedo, o ministro da Administração Interna, escutou esta manhã no Parlamento os aplausos dos representantes sindicais dos polícias que estão nas galerias do Parlamento.
Corpo do artigo
Os polícias estão nas galerias do Parlamento, enquanto o ministro está a explicar aos deputados o Orçamento de Estado para a área da segurança.
O protesto que estava a ser feito em silêncio transformou-se numa ovação a Miguel Macedo por algumas das declarações que fez e que agradaram aos policias.
O ministro da Administração Interna disse que a PSP vai passar a ser um corpo especial da administração pública, anúncio que foi aplaudido pelos polícias que estão nas galerias a assistir ao debate.
«As pessoas da PSP não são funcionários públicos como os outros», disse Miguel Macedo aos deputados durante a apresentação do Orçamento do Estado (OE) para 2014.
O ministro da Administração Interna anunciou hoje também a admissão de 100 novos elementos para a PSP e 400 para GNR no próximo ano, tendo já sido anunciado o despacho.
O ministro adiantou que a admissão de novos militares na GNR vai decorrer em dois períodos no próximo ano, estando previsto um período de formação com 200 novos elementos e outro com mais 200.
Quanto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Miguel Macedo afirmou que já possui o parecer favorável do Ministério das Finanças para proceder ao recrutamento interno de novos inspetores.
O debate da proposta do Orçamento do Estado para 2014 para o setor da segurança interna está a ser acompanhada por polícias, que ocupam cerca de dois terços das galerias da Assembleia da República, numa iniciativa inédita dos 10 sindicatos de polícia.