Ponte 25 de Abril não estaria preparada para "suportar embate de cargueiro ou cruzeiro"
Depois de um navio cargueiro ter feito cair uma ponte em Baltimore, nos EUA, o engenheiro Luís Simões explicou que dificilmente qualquer ponte aguentaria o embate de um navio daquela dimensão.
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O engenheiro civil e antigo professor da Universidade de Coimbra, Luís Simões, considera que tendo em conta o embate de um navio com cerca de 300 metros na ponte de Baltimore, o colapso era inevitável. O especialista não tem dúvidas de que se um navio daquele tamanho chocasse com a Ponte 25 de Abril aconteceria a mesma coisa.
"Não há ponte que esteja preparada para sofrer o embate de um cargueiro. Neste caso o defeito não é da ponte. O defeito é da trajetória que o cargueiro seguiu. Portanto, não foi pelo canal de circulação que devia. A ponte não aparenta ter qualquer tipo de problema, porque se fosse em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, nenhuma ponte está preparada para suportar o embate de um cargueiro contra um dos seus pilares. Os pilares têm proteções para pequenos embates de pequenas embarcações. A ponte sobre o Tejo tem uma base de betão que está ligeiramente saliente fora de água para eventuais embates de pequenas embarcações, mas se um cargueiro ou até mesmo um navio cruzeiro chocasse contra um dos pilares da Ponte 25 de Abril, a maior probabilidade é que a ponte também caísse", explicou à TSF Luís Simões.
Apesar de uma grande parte da ponte ter ficado destruída, Luís Simões explica que não tem de ser reconstruída do zero.
"O mais provável é que, pelo menos numa longa extensão na zona do embate, terá de ser reconstruída. Para dar um exemplo: se houvesse um problema no ponto principal da Vasco da Gama, aquele logo à saída do Parque das Nações, isso não obrigaria a mudar toda a ponte de um extremo ao outro. Terá de ser feita uma reparação pontual. Não integral, mas numa grande extensão da ponte", acrescentou o engenheiro.
O navio cargueiro que esta terça-feira colidiu e fez cair uma ponte em Baltimore, Estados Unidos, teve um "problema elétrico" e emitiu um pedido de socorro, anunciou o governador do estado norte-americano de Maryland, Wes Moore.
O cargueiro "Dali", propriedade da empresa Synergy Marine Group, embateu num pilar da ponte Francis Scott Key, fazendo-a desmoronar e submergir no rio, juntamente com vários veículos que estavam a atravessar a estrutura no momento.
Segundo imagens divulgadas nas redes sociais, assim que o navio embateu num pilar, a estrutura partiu-se e, em apenas alguns segundos, caiu na água, enquanto a embarcação se incendiava.
