A ligação entre Lisboa e o Porto começou há um ano e transportou 750 mil passageiros. A TSF apanhou o avião para fazer o balanço do primeiro aniversário da ponte aérea.
Corpo do artigo
A TAP transportou uma média diária de 2 mil passageiros entre Lisboa e o Porto no primeiro ano da designada ponte aérea operada pela TAP Express, atualmente com 32 ligações por dia, disse à TSF fonte oficial da companhia.
TSF\audio\2017\03\noticias\27\m2_rute_fonseca_um_ano_ponte_aerea_tap
No primeiro ano da ponte aérea, a TAP transportou entre Lisboa e o Porto 750 mil passageiros, com um taxa de ocupação média a rondar os 75%. Mais de metade dos bilhetes (54%) para os voos da ponte aérea foram vendidos no mercado português, e entre os vendidos fora de Portugal há um claro domínio da Europa (28%).
Ouvido pela TSF, Fernando Pinto, o presidente da TAP, considera que a ponte aérea superou todas as expectativas: "Não imaginávamos que íamos ter, depois de um ano, 75 por cento de ocupação média e 750 mil passageiros. Média para este ano: 1 milhão de passageiros", disse.
TSF\audio\2017\03\noticias\27\fernando_pinto_1_1_milhao
O Brasil corresponde a 10% dos bilhetes vendidos, os EUA 5% e África 3%, segundo as contas da companhia.
Em 27 de março de 2016, a TAP lançou a ponte aérea entre Lisboa e o Porto, passando a ter 18 ligações aéreas diárias em cada sentido, com partidas de hora a hora, número que, entretanto, foi revisto para 16 ligações.
A designada ponte aérea é operada pela TAP Express - a nova designação da Portugalia (PGA), companhia que opera os voos domésticos.