Os residentes da Freguesia de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém tem encontrado os porcos selvagens dentro da localidade.
Corpo do artigo
Nas últimas duas semanas, a vila de Santo André tem sido alvo da destruição provocada por javalis. Os porcos selvagens cruzam-se com as pessoas à procura de comida e temem-se possíveis ataques.
À TSF, David Gorgulho, presidente da junta de freguesia de Santo André, revela não saber ao certo quantos são os animais que invadiram a localidade, mas diz que são "muitos".
O autarca compreende a insatisfação da população, garantindo haver um plano para eliminar os javalis que passa por atrair os javalis com comida, levando-os para uma zona especifica onde serão caçados.
TSF\audio\2023\08\noticias\11\david_gorgulho_2
O plano da freguesia já obteve autorização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para ser levado a cabo.
Em maio deste ano, o governo apresentou um plano no qual se constatou uma sobrepopulação de javalis, a rondar os quatrocentos mil.
Na mesma altura, o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, disse que era necessário reduzir esta população "entre 10% e 20%, nos próximos cinco a dez anos." O objetivo passa por diminuir os prejuízos na agricultura e acidentes rodoviários.