Entre as 07h00 e as 10h00 da manhã. É durante este período que, segundo a Fertagus, ocorrem a maioria dos casos de doença súbita no interior das composições.
Corpo do artigo
A Fertagus lança esta segunda-feira uma campanha para pedir aos utentes que tomem o pequeno-almoço antes de apanhar o comboio. O jornal Público conta que o apelo surge depois de a empresa ter percebido que muitas pessoas que desmaiam nos comboios de manhã, estão em jejum.
Pelas contas da Fertagus, nos primeiros seis meses do ano, 46 passageiros desmaiaram durante as viagens, provocando atrasos de quase três horas e meia. Os casos aconteceram todos de manhã.
A empresa de transportes sublinha que não existe nenhum processo formal para determinar as causas dos desmaios, mas segundo os próprios trabalhadores da Fertagus, muitos casos acabam por revelar situações de jejum.
O fenómeno preocupa empresa pelo impacto que tem na pontualidade do serviço prestado. As contas estão feitas. Estes casos afetaram 51 comboios num total de 209 minutos. É que, se em algumas situações, é possível retirar a vítima de doença súbita do interior das composições, há casos em que o auxílio médico tem de ser prestado mesmo ali.
O problema atinge também os comboios suburbanos da CP. É pelo menos o que revela o sindicato que representa os revisores que diz que o fenómeno atingiu um pico durante anos de maior austeridade. Em declarações à TSF, Luís Bravo explica que desde o início dos anos da crise aumentaram os casos de desmaios nos transportes.
"Muitas vezes as pessoas acabam por confessar ao revisor que não comeram nada, alguns não comiam desde o dia anterior", conta o sindicalista, que acrescenta que no último ano os casos têm vindo a diminuir.
A Fertagus decidiu agir. "Viajar sem tomar pequeno-almoço pode afetar a viagem de todos" é o slogan inscrito nos cartazes que a partir de hoje poderá encontrar nas estações de comboio da empresa que faz a ligação entre as duas margens do Tejo. Nos próximos dias está também prevista a distribuição de iogurtes e fruta pelos passageiros.
A empresa deixa alguns conselhos: nunca iniciar uma viagem sem tomar o pequeno-almoço; andar sempre com uma garrafa de água; em caso de indisposição, deve sair na estação mais próxima e pedir ajuda em vez de permanecer no interior do comboio.