Por mais de meio milhão e não só. Nunca se venderam tantas casas a estrangeiros
Estrangeiros gastam quase o dobro que os portugueses quando compram imobiliário português.
Corpo do artigo
Nunca se venderam tantas casas a estrangeiros e nunca tantas casas custaram mais de meio milhão de euros.
Os números sobre as aquisições de imóveis por não residentes foram publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam que as vendas a estrangeiros continuaram a ter um "crescimento expressivo" em 2018, apesar de menos acelerado que em 2017.
Ao todo, 8,2% dos imóveis transacionados em Portugal no último ano foram comprados por não residentes. No topo os franceses (19,7% das compras por estrangeiros), ingleses (16,9%) e brasileiros (8,3%).
Quase metade das vendas aconteceu no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa, sendo que os valores pagos pelos estrangeiros são muito superiores aos pagos pelos portugueses.
Das 19.912 casas vendidas a quem não vive em Portugal (+14,5% que em 2017), 1.434 tiveram um preço superior a meio milhão de euros (+21%). Ambos os números são um recorde nunca visto em Portugal e muito mais que em 2012, quando começaram os chamados vistos gold.
A mediana de cada compra de uma pessoa que vive em Portugal ronda os 50 mil euros, número que quase duplica para 90 mil euros quando se avalia a despesa de quem vive fora do país.
Na lista de casas mais caras, os chineses lideram com uma mediana de 297 mil euros, seguidos pelos brasileiros (150 mil euros) e ingleses (107 mil euros).
Em 2012, primeiro ano da série agora revelada pelo INE, venderam-se 205 casas a estrangeiros por mais de 500 mil euros. Em 2018 foram 1.434.
No total, os não residentes gastaram 3.408 milhões de euros em imóveis em Portugal em 2018, mais 619 milhões que em 2017, numa subida de 18,2%.