Por uma mobilidade mais sustentável, ciclistas atravessam Europa para apresentar propostas ao Ministério do Ambiente
Os ciclistas atravessaram o continente europeu a pedalar: pedem "mais ciclovias" e "redução de velocidade dos automóveis nas cidades"
Corpo do artigo
Contribuir para uma mobilidade mais sustentável em Portugal é o objetivo de um grupo de ciclistas que atravessou a Europa de bicicleta. Num gesto simbólico, os participantes da iniciativa COP30 Bike Ride quiseram ligar a cidade onde decorreu a última conferência das Nações Unidas sobre ambiente, a COP29, em Baku, no Azerbaijão, com o lugar onde vai decorrer a próxima conferência, a COP30, na cidade de Belém, no Brasil, onde vão chegar de barco.
Os participantes deste projeto estão a passar por Portugal e apresentam agora um pacote de dez propostas para melhorar a mobilidade nas cidades portuguesas.
António Gonçalves Pereira, coordenador da etapa nacional desta iniciativa, refere, em declarações à TSF, que as medidas podem permitir a "promoção da mobilidade ativa e da utilização da bicicleta". A criação de infraestruturas, considera, também é importante para garantir a "segurança de quem anda a pé e de bicicleta".
Além disto, António Gonçalves Pereira menciona que algumas das propostas também incluem "a criação de mais ciclovias", a "redução da velocidade dos automóveis para 30 quilómetros por hora", especialmente perto de escolas, e "mais estacionamento para bicicletas".
O documento que apresenta todas estas sugestões foi enviado a diversas entidades oficiais, incluindo a presidência dos municípios por onde os ciclistas vão passando, bem como a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, e o secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.
O coordenador da etapa portuguesa da iniciativa menciona também à TSF que esta sexta-feira houve uma conferência que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, onde foram apresentadas e discutidas todas as propostas.
Sem adiantar mais pormenores, António Gonçalves Pereira garante que agora a decisão de levar adiante as propostas está nas mãos do Governo, embora "o caminho já esteja a ser feito", admite. Assim, pretende-se sensibilizar a comunidade e "os decisores políticos que têm o poder de fazer a diferença com alguma rapidez", sublinha ainda António Gonçalves Pereira.
O percurso do projeto COP30 Bike Ride - que também passou por França e atravessou a Península Ibérica - ainda não terminou e esta tarde os participantes iniciam a última etapa rumo ao Brasil num veleiro que vai partir da Marina de Cascais.
