Portal das Matrículas regista novos constrangimentos e impede inscrição de alunos
Confap e diretores dos agrupamentos escolares pedem uma resposta ao Ministério da Educação para ultrapassar os problemas no portal das matrículas.
Corpo do artigo
O Portal das Matrículas voltou a registar novos constrangimentos esta segunda-feira, impendido os pais e encarregados de educação de inscrever os filhos para o próximo ano letivo.
A informação é confirmada à TSF pela presidente da Confederação das Associações de Pais (Confap). “Ontem, ao final do dia, voltámos a receber informação, pedidos de ajuda, nomeadamente para o ensino articulado”, explica à TSF, Mariana Carvalho.
A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas também não esconde a preocupação com os problemas na plataforma informática. O presidente, Filinto Lima, afirma que o portal “não está funcional”.
“Durante o fim de semana e o dia de ontem esteve em baixo, o que impede o trabalho normal dos diretores”, indica Filinto Lima, sublinhando que não foi possível afixar a listas de alunos do pré-escolar e do primeiro ano de escolaridade.
“É mais trabalho para nós, a máquina não está a funcionar, a plataforma não responde às exigências”, salienta Filinto Lima, que espera por uma resposta do Ministério da Educação.
Os constrangimentos no Portal das Matrículas levou o Governo a alargar o prazo de inscrição dos alunos do 6.º ao 9.º ano e do 11.º até sexta-feira. A TSF já contactou a tutela sobre os novos problemas, mas até agora não obteve qualquer resposta.