A TSF sabe que Portas defendeu junto de Cavaco, o princípio da estabilidade política, mas no âmbito de um ciclo de legislatura.
Corpo do artigo
Paulo Portas propôs a Cavaco Silva uma solução de legislatura na reunião que teve esta tarde com o Presidente da República, apurou a TSF.
De acordo com fontes próximas do líder do CDS, Paulo Portas disse que aceita uma solução abrangente de «salvação nacional», tal como quer o Presidente da República.
Contudo, sugere que essa solução não termine em junho de 2014, quando termina também o programa de ajuda externa, mas sim o ciclo completo da legislatura.
A TSF sabe que Portas defendeu junto de Cavaco, o princípio da estabilidade política, mas no âmbito de um ciclo de legislatura.
Entretanto, após a reunião da comissão executiva do CDS-PP, o líder parlamentar dos democratas-cristãos disse que o seu partido vai ter uma atitude construtiva nas reuniões convocadas pelo Presidente da República.
Nuno Magalhães, que é também membro da Comissão Executiva do CDS-PP, revelou que a proposta defendida pelo seu partido é mais ambiciosa que a de Cavaco Silva.
O CDS quer uma solução de legislatura e não apenas até ao fim do programa da troika em junho do próximo ano.
«O CDS contribuiu ao mais alto nível para propor uma solução governativa que fosse estável, abrangente e duradoura. Assim, a nosso ver, essa solução permitiria enfrentar as dificuldades do país, concluir o programa de assistência financeira, terminar com o protetorado e cumprir a legislatura», adiantou.
Nuno Magalhães lembrou ainda que o «CDS sempre defendeu, numa circunstância especialmente difícil em que o país se encontra, que é especialmente necessário um diálogo abrangente e alargado a todos os partidos do arco da governabilidade».
«Tendo o Presidente da República tomado uma iniciativa nesse mesmo sentido, o CDS tem uma posição de princípio construtiva em relação a essa mesma proposta», concluiu.