O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, inicia hoje um périplo de cinco dias por três países do Magreb: Marrocos, Tunísia e Argélia.
Corpo do artigo
A capital marroquina, Rabat, é a primeira paragem da deslocação do chefe da diplomacia portuguesa à região.
Esta manhã, Paulo Portas terá um encontro com o primeiro-ministro de Marrocos, Abbas el Fassi, e com o presidente da Câmara de Representantes, Abdelwahed Radi.
O ministro português estará ainda na abertura da sessão de outono do Parlamento marroquino, seguindo depois para um encontro o seu homólogo marroquino, Taieb Fassi Fihri.
A agenda de Paulo Portas para hoje inclui ainda um encontro com o presidente da Câmara de Conselheiros, Mohamed Cheikh Biadillah, e um jantar oferecido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino.
O chefe da diplomacia portuguesa estará em território marroquino até sábado, dia em que irá visitar as instalações da cimenteira portuguesa Cimpor e irá prestar homenagem ao Rei Mohammed V, com a deposição de uma coroa de flores no mausoléu do antigo monarca marroquino.
O ministro de Estado português segue depois para a Tunísia, onde estará entre domingo e segunda-feira. A Argélia será a última paragem deste périplo, que termina na terça-feira.
Na passada segunda-feira, no Luxemburgo, Portas destacou a realização deste périplo, referindo ser importante para Portugal deixar «um sinal político forte» numa região relevante para o país, em termos geopolíticos mas também empresariais.