A avenida Dom Carlos I, junto à foz do Douro, também já foi encerrada.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai fechar a circulação ao trânsito na Avenida Gustavo Eiffel, a partir das 23h00 desta sexta-feira, devido à previsão de agravamento do estado do tempo.
"Por precaução e para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, a circulação automóvel e pedonal na Avenida Gustavo Eiffel será interrompida a partir das 23 horas de hoje, dia 27. O trânsito será restabelecido logo que estejam reunidas condições de segurança, sendo efetuada uma reavaliação da situação durante o dia 29 de outubro, domingo", pode ler-se num comunicado publicado no site da autarquia.
A Avenida Dom Carlos I, junto à foz do Douro, também já foi encerrada devido ao alerta laranja emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à agitação marítima.
À TSF, o comandante do Regimento dos Sapadores Bombeiros do Porto, Carlos Marques, explica que o aviso de agitação marítima está em vigor até às 12h00 de sábado e que a previsão de chuva forte prolonga-se até domingo e, por isso, só depois disso "será avaliada a abertura das avenidas".
"Sobre o risco de cheias, a cidade tem sempre esse risco. Temos assistido nos últimos dias a aguaceiros muito, muito fortes e há sempre um risco pontual em determinados locais", afirma.
TSF\audio\2023\10\noticias\27\carlos_marques_1_14h
A Proteção Civil do Porto recomenda à população "a tomada das necessárias medidas preventivas e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente".
O IPMA emitiu esta sexta-feira um alerta laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga e devido à previsão de agitação marítima forte.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.