Porto de Leixões espera chegar aos 100 mil passageiros no novo terminal de cruzeiros

Lusa/José Coelho
O investimento no terminal que é inaugurado esta quinta-feira ronda os 50 milhões de euros. O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) diz que "vai permitir colmatar uma falha".
O cais de 340 metros do novo terminal tem capacidade para acolher qualquer tipo de navio de cruzeiros.
Brogueira Dias, o presidente da Admnistração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo diz que o turismo de cruzeiros tem crescido muito nos últimos anos e o norte tinha de criar condições competir mercado.
"Vai colmatar uma falha. Leixões poderá servir praticamente toda a gama da frota mundial de cruzeiros e poderá fazer parte de uma componente importante da economia".
A expectativa da APDL é que, a partir de 2017 , desembarquem anualmente no Porto de Leixões mais de 100 mil passageiros.
O edifício de formas sinuosas que é inaugurado esta quinta-feira, um projeto do arquiteto Luís Pedro Silva, é visivel há vários meses na marginal de Matosinhos.
Brogueira Dias diz que as reações têm sido positivas; "ninguém fica indiferente. Os turistas registam com agrado aquele novo farol de aproximação".
O investimento no novo terminal de cruzeiros foi de 50 milhões de euros. Em 2016 deve ser inaugurado um corredor de acesso à cidade de Matosinhos para viaturas e peões.