Porto vai ter novo centro de inovação para atrair mais ensaios clínicos e melhorar tratamentos oncológicos
A Porto Innovation Cancer Organization quer duplicar o número de ensaios clínicos feitos em Portugal e assim permitir mais opções de tratamento para doentes oncológicos
Corpo do artigo
A cidade do Porto vai ganhar um centro de inovação dedicado à investigação do cancro. O grande objetivo da Porto Innovation Cancer Organization é aumentar o número de ensaios clínicos feitos em Portugal.
Em declarações à TSF, Júlio Oliveira, presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO), realça que a criação do instituto "resulta de uma necessidade identificada de gerir com maior autonomia os recursos da investigação clínica". Com mais recursos humanos, o país poderá ter uma maior competitividade no contexto internacional para atrair mais ensaio clínicos para o país, refere Júlio Oliveira, destacando que mais ensaios clínicos vai permitir a oferta de "mais opções de tratamento, mais inovação terapêutica a menores custo e com ganhos para a economia do país e para a saúde dos doentes".
Através deste instituto será possível criar uma "rede mais colaborativa" entre os hospitais, instituições e também a Universidade de Porto e a Câmara Municipal de Porto, "para gerir de forma mais autónoma os recursos dedicados à investigação clínica, facilitando a contratação de recursos humanos". "Temos de conseguir formar, treinar e reter os profissionais altamente diferenciados", acrescenta Júlio Oliveira.
Segundo o jornal Público, que cita dados do Infarmed, entre 2021 e 2023, aumentaram em 35% o número de ensaios clínicos autorizados em Portugal. O presidente do IPO sublinha que o objetivo é que em "dois ou três anos se possa duplicar o número de ensaios clínicos".