"Vai no Batalha" é o filme de abertura da 10.ª edição do Porto/Post/Doc, que até dia 25 vai ocupar o Batalha Centro de Cinema.
Corpo do artigo
Este ano, há um programa especial para assinalar os 50 anos do Hip Hop, assim como a secção "Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias?" e a atualidade internacional também marca presença. Dario Oliveira, diretor do festival, apresenta a 10.ª edição do Porto/Post/Doc.
"São nove dias intensos de programação, temos 14 sessões diárias, espalhadas por várias salas da cidade, como o Cinema Batalha, o Passos Manuel, na escola de artes da Universidade Católica do Porto. Para mim, pessoalmente, os destaques serão sempre para o cinema falado em português, tanto nas secções competitivas de cinema novo, como a secção de cinema falado. Depois os ciclos temáticos, estamos a comemorar os 50 anos do Hip Hop, meio século desta forma de expressão artística e também os contadores de histórias, através de um programa de conversas e filmes a que chamamos 'Onde andam os nossos contadores de histórias?".
TSF\audio\2023\11\noticias\17\dario_oliveira_1_festival
Dario Oliveira destaca ainda a competição internacional, um programa que apresenta dez filmes que refletem o mundo atual.
"Filmes que abordam o conflito da Ucrânia, há alguns filmes que são bastante mais esperançosos e que falam de outras realidades, como o significado das nossas identidades. Mas acima de tudo, o que a competição internacional faz é trazer para o ecrã temas que são importantes para refletirmos a nossa condição e aquilo que faz com que não desistamos de ir ao cinema, que para além de uma forma de entretenimento, ajuda-nos a pensar e acho que é esse o papel dos festivais de cinema."
TSF\audio\2023\11\noticias\17\dario_oliveira_2_competicao_int
O Festival Porto/Post/Doc arranca esta noite, com a estreia do documentário "Vai no Batalha", de Pedro Lino, que não só conta a história desta emblemática sala da cidade do Porto, como acompanhou todo o processo de recuperação do edifício.
TSF\audio\2023\11\noticias\17\pedro_lino_1_filme
"A produção do filme demorou bastante tempo, porque como queríamos também incorporar toda a recuperação do Batalha, começamos a filmar as obras e depois também tivemos que esperar que o cinema fosse inaugurado. Mas esse tempo longo de produção, também deu a hipótese de fazer uma grande pesquisa em termos de arquivos e de outras fontes de histórias sobre o Batalha. O filme que vamos apresentar é um mosaico de muitos tipos de imagens diferentes, temos as imagens contemporâneas da sala de cinema batalha, hoje em dia e nos últimos anos. Também temos imagens do antes do Cinema Batalha da Praça da Batalha, vamos acompanhando toda essa história".
TSF\audio\2023\11\noticias\17\pedro_lino_2_surpresas
O documentário "Vai no Batalha" é o filme de abertura do Festival Porto/Post/Doc, a estreia está marcada para as 21h15, esta noite, na sala principal do Batalha Centro de Cinema.
Na música, estreia o documentário Mutiny in Heaven, sobre os The Birthday Party do Nick Cave e Rowland S. Howard. Durante o festival vão ainda passar documentários sobre os Can, o Pete Doherty (Libertines), José González, Moderat, Turbo Junk.ie., entre outros;
A secção temática aborda a história de figuras emblemáticas da cultura e cinema mundial, como Nam June Paik, Yukio Mishima, Jonas Mekas, Werner Herzog, etc.
O Porto/Post/Doc termina com o filme Time Takes a Cigarrete, que revista história dos movimentos punk dos anos 70 e inícios dos anos 80 na cidade do Porto.
O Festival termina a 25 de novembro.