Segundo o estudo PISA, 98 por cento dos alunos portugueses tem computador em casa e só 0,4 por cento destes revelou nunca ter usado um computador.
Corpo do artigo
A OCDE coloca Portugal acima da média europeia no uso da Internet em casa, sendo os alunos mais desfavorecidos nos que mais utilizam o computador na escola.
De acordo com um estudo desta organização, que engloba dados de 70 países, 98 por cento dos alunos portugueses com 15 anos tem computador no lar, mais 40 pontos percentuais que em 2000.
Já o uso da Internet na escola é mais baixo que em casa,muito embora o acesso à rede global seja cada vez mais frequente no meio escolar, registando já Portugal uma das mais elevadas taxas de utilização da Internet na escola entre os países da OCDE.
O estudo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) sobre as novas tecnologias, que vai ser apresentado esta terça-feira em Paris, demonstra, contudo, que o acesso à Internet está longe de ser universal.
Portugal confirma a tendência da diferenciação do acesso à Internet entre as classes ricas e pobres, muito embora o uso da Internet na escola compense a falta de computador em casa, daí que sejam os estudantes das classes mais baixas que utilizem mais a rede global no meio escolar.
Dos 6200 alunos portugueses inquiridos para este estudo, apenas cerca de 0,4 por cento afirmou nunca ter usado um computador, uma das mais baixas percentagens neste indicador.
Neste estudo, Portugal aparece na primeira posição nas apresentações multimédia,sendo os alunos portugueses que mais facilmente conseguem fazer este tipo de trabalho.