Os três países europeus com melhor desempenho no domínio digital são, por ordem, Dinamarca, Finlândia e Suécia, que também lideram mundialmente.
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Portugal recuou para o 15º lugar do 'ranking' europeu no domínio digital, apesar de ter progredido em diversas áreas, revela um estudo da Comissão Europeia, que aponta como grande desafio do país melhorar as competências digitais da população.
No 'Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade' de 2017, apresentado esta sexta-feira em Bruxelas, Portugal obtém uma classificação global de 0,53 pontos (numa escala de 0 a 1), ligeiramente superior à obtida na tabela de 2016 (0,51) e à média da UE, de 0,52, o que não impede o país de cair na classificação, de 14º para 15º, trocando de posição com Espanha.
De acordo com o relatório, Portugal "melhorou a sua pontuação no índice em todas as categorias, com exceção dos serviços públicos digitais", um dos cinco elementos considerados, juntamente com conectividade, capital humano, utilização da internet e integração das tecnologias digitais.
Portugal está entre os países com melhor pontuação na área dos serviços públicos digitais (10º entre os 28 Estados-membros) mas o desempenho piorou "devido à fraca prestação nos domínios dos dados previamente preenchidos em formulários em linha e da utilização de dados abertos".
Na conectividade, "os níveis de utilização de serviços de banda larga fixa e móvel aumentaram significativamente em 2016", registando progressos a nível de número de assinaturas de banda larga rápida e à cobertura de redes de acesso da nova geração), "na qual Portugal é um dos líderes europeus", aponta o relatório.
Outra área com progressos no último ano foi a da integração das tecnologias digitais por parte das empresas portuguesas, que "apresentaram elevadas taxas de utilização da tecnologia de identificação por radiofrequência", tendo também a utilização das redes sociais e da faturação eletrónica registado "um aumento significativo". No entanto, "nem a percentagem de Pequenas e Médias Empresas com lojas em linha, nem o volume de negócios eletrónicos das PME registaram qualquer evolução", observa o executivo comunitário.
Segundo o relatório, o maior desafio de Portugal é no domínio do capital humano, pois "a percentagem de cidadãos portugueses que utilizam a internet aumentou em relação ao ano anterior, mas continua a ser bastante inferior à média da UE" - Portugal está em 20º lugar nesta área específica. "Esta é uma área em que ainda existe margem para melhorias, pois "não se verificaram progressos" no último ano, refere o relatório, apontando que, por outro lado, "continua a haver grande relutância em fazer compras em linha ou em utilizar serviços bancários através da internet".