Apenas 17 por cento dos portugueses estão satisfeitos com o funcionamento da democracia. É o que revela o livro «Contributos para a Avaliação da Qualidade da Democracia nos Países Europeus», lançado esta terça-feira.
Corpo do artigo
Em declarações à TSF, a investigadora Conceição Pequito, que hoje lança um livro em que compara a qualidade das democracias europeias, entre 2002 e 2012, sublinha que a insatisfação cresceu nos últimos anos.
A polítóloga e investigadora na área da Ciência Política diz ainda que Portugal é mesmo o país europeu onde os cidadãos menos confiam nos políticos e onde existe um maior défice entre o ideal da democracia e a realidade.
Conceição Pequito avisa que, havendo cada vez menos portugueses a votar, a legitimidade do sistema é cada vez mais estreita. E acusa os maiores partidos, PS e PSD, de bloquearem as soluções que poderiam abrir o sistema político.
Em plena campanha para as eleições europeias, Conceição Pequito defende que, por vezes, essa crispação entre PS e PSD não passa de uma encenação para tentar fixar os respetivos eleitorados.
O livro «Contributos para a Avaliação da Qualidade da Democracia nos Países Europeus», é lançado esta tarde. A TSF passa uma entrevista com a autora, realizada pela jornalista Judith Meneses e Sousa, depois das notícias das 20:00.