Portugal entre os países onde o tráfico de seres humanos mais está a aumentar
O tráfico de seres humanos para exploração laboral está a aumentar em toda a Europa. O Conselho da Europa considera que é a escravatura do século XXI e Portugal não está bem visto no relatório que foi publicado esta quarta-feira.
Corpo do artigo
O relatório anual do Grupo de especialistas contra o tráfico de seres humanos do Conselho da Europa aponta Portugal como um dos países onde o tráfico para exploração laboral está a aumentar.
De acordo com o documento, esta forma de tráfico está a crescer em toda a Europa e em muitos países ultrapassou a exploração sexual como principal forma de exploração humana. De acordo com o conselho da Europa os números oficiais subestimam a verdadeira escala do problema e tem havido poucos processos ou condenações bem-sucedidas de quem promove esse tráfico.
TSF\audio\2018\04\noticias\04\maria_augusta_casaca_conselho_europa_trafico_labora
As vitimas têm dificuldade em sair da sua situação por medo de retaliação das redes de tráfico ou com receio de serem deportadas.
Os homens são as maiores vitimas, mas há também mulheres e crianças nas estatísticas. Eles são explorados em áreas como a agricultura, construção e pescas, elas para fazerem trabalhos domésticos. No entanto, por vezes as mulheres são ao mesmo tempo vitimas de exploração sexual e laboral.
Elisa Vaz, presidente da ACIMA - Associação de Coordenação e Integração de Migrantes Angolanos, diz que a situação de exploração laboral acontece sobretudo no setor da construção civil e em Lisboa.
TSF\audio\2018\04\noticias\04\elisa_vaz_1_13h
Elisa Vaz sublinha que as associações tentam denunciar as redes de exploração laboral de imigrantes, mas nem sempre é fácil
De acordo com o Conselho da Europa, alguns países já deram passos importantes para acabar com esta situação mas muitos outros precisam de melhorar as suas políticas e trabalhar em conjunto com sindicatos, organizações não-governamentais e setor privado para acabar com estes abusos.