O anúncio foi feito por Eduardo Cabrita, na sequência da entrada clandestina de várias dezenas de migrantes desde dezembro.
Corpo do artigo
O Ministro da Administração Interna anunciou que está a ser negociado com Marrocos um acordo para a criação de uma rede de migração legal, dada a necessidade portuguesa de trabalhadores estrangeiros para vários setores de atividade.
A proposta surgiu da parte de Portugal durante uma reunião de videoconferência entre Eduardo Cabrita e o ministro marroquino do Interior no início de agosto. A proposta está agora "em avaliação bilateral", numa altura em que já há acordos de princípio quanto à identificação e regresso a casa dos migrantes ilegais que têm chegado à costa algarvia.
"Marrocos aceitou um princípio de partilha de informação. Está acertada a identificação e nacionalidade de parte significativa dos migrantes. Aceitou também um princípio de retorno e um princípio de cooperação em dois aspetos: estabelecermos um acordo de migração legal." Cabrita também considera que "Portugal precisa em várias áreas de atividade, da construção civil à agricultura, de trabalhadores estrangeiros", e que "tal deve ser feito através de redes de migração ordenada e estabelecida".
12728085