Portugal fabricante de vacinas contra a covid-19? Não falta "competência" e "experiência"
Governo está a desenvolver esforços para trazer para Portugal o fabrico de vacinas contra a covid-19. Ouvido pela TSF, o secretário de Estado Eurico Brilhante dá conta do que tem sido feito nos últimos meses.
Corpo do artigo
Não falta "competência própria" e experiência à indústria farmacêutica portuguesa. É com este argumento que o Governo está a trabalhar para trazer para Portugal a produção de vacinas contra a covid-19.
De acordo com o jornal Expresso, o Governo quer que sejam fabricadas em Portugal vacinas contra a covid-19. Ouvido pela TSF, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante, confirma que o Governo se tem esforçado para mostrar às multinacionais que tem condições para ser um parceiro no fabrico destas vacinas.
TSF\audio\2020\11\noticias\07\eurico_brilhante_dias_1_levantamento
Nesta altura está a ser feito um levantamento das multinacionais farmacêuticas envolvidas no processo e dos calendários de produção, mas o governante opta por não divulgar nomes. O objetivo deste trabalho é contribuir para o esforço global de fabrico em massa, acautelar o mercado interno e fornecer outros países.
TSF\audio\2020\11\noticias\07\eurico_brilhante_dias_2_processo
Eurico Brilhante Dias revela que, desde março, o Governo tem divulgado as competências e experiência da industria farmacêutica nacional junto das multinacionais, para atrair investimento e estimular as exportações.
Um trabalho diplomático que tem estado a cargo dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Saúde e da Economia, com contributos da Autoridade do Medicamento e Produtos de Saúde e da Agência para o Investimento e Comercio Externo de Portugal.