A Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 prevê que, no final desta semana, mais de 22% da população já terá recebido a primeira dose da vacina.
Corpo do artigo
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, adiantou que já esta terça ou quarta-feira atingir-se-á os 3 milhões de vacinas inoculadas no Continente, e que, se tivermos em conta as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, este valor já foi até atingido.
Durante a sessão de apresentação sobre a "Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal", que decorreu, esta manhã, na sede do Infarmed, em Lisboa, Gouveia e Melo fez o ponto de situação do processo de vacinação.
Além de adiantar que já foram administrados 3 milhões de vacinas, o coordenador da task force referiu ainda que, no final desta semana, mais de 22% da população já terá recebido a primeira dose da vacina.
O vice-almirante explicou ainda que continuam as reservas para a toma da segunda dose da vacina continuam a ser geridas ao mínimo, para antecipar a proteção da população.
No segundo trimestre deste ano, ficaram disponíveis, em Portugal, 9,2 milhões de vacinas - mas, sublinha Gouveia e Melo, o limite de idades a que cada vacina pode ser aplicada pode condicionar, para já, o uso de pelo menos 0,5 milhões de doses (e no terceiro trimestre, serão ainda mais as doses condicionadas pelo limite de idades: 2,7 milhões). Por este motivo, poderá haver uma redução do ritmo de vacinação e um atraso na meta de proteção de 70% da população, embora a task force mantenha, para já, o final do verão, entre agosto e setembro, como prazo para atingir esta meta.
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13615376